Friday, April 17, 2015

Jordan 191 Andrea De Cesaris - 2015 Concept F1 Rebuild - Digital Render



A ideia é simples: Recriar o emblemático Jordan de 1991 e trazê-lo para os tempos atuais:



  Tentei fazer a união perfeita das características do carro original com a dos carros modernos, que são muito mais direcionados à segurança dos pilotos do que em tempos passados.

  Há de se dizer que o carro original é único e insubstituível em termos de beleza, nunca mais veremos algo parecido nas pistas. 

  O desenho simples e funcional criado pelo designer norte-irlandês Gary Anderson a pedido do irlandês dono da equipe, Eddie Jordan, obteve bons resultados na estréia da equipe em 1991. Terminou o ano na 5ª colocação do mundial de construtores conquistando dois 4º lugares com o italiano Andrea De Cesaris. Correram pela equipe os pilotos: Andrea De Cesaris (Itália), Bertrand Gachot (Bélgica), Michael Schumacher (Alemanha) Roberto Moreno (Brasil) e Alessandro Zanardi (Itália). 

Michael Schumacher fez sua estréia na Formula 1 através da equipe Jordan e seu bólido 191, que no caso já apareceu por aqui através da ilustração que eu fiz desse momento histórico. Schumacher conseguiu a vaga para disputar o GP da Bélgica após Gachot ter sido preso após uma briga com um taxista. Engraçado pensar que a lenda Michael Schumacher teve início numa bobagem como essa. Uma corrida depois, Schumi já estava na Benetton após a ótima impressão deixada no GP belga.

E porque eu escolhi o De Cesaris para o meu projeto? Simples, De Cesaris é um mito. Recordista de batidas e abandonos na Formula 1, todos os pilotos temiam largar ao lado dele. Não deixou seu nome na história da maneira que todos os pilotos desejam, ele é o recordista do avesso. Se interessarem pela história dele, recomendo este excelente texto no GPTotal: http://gptotal.com.br/?p=4353

De Cesaris faleceu ano passado, no dia 5 de outubro em um acidente de moto, mesmo dia em que Jules Bianchi sofreu um grave acidente na volta 44 do GP do Japão, chocando-se contra um trator que retirava a Sauber do piloto Adrian Sutil e que desde então segue em coma. Por isso, esse conceito também é uma singela homenagem a De Cesaris. #RIPDeCesaris #ForzaJules #KeepFightingMichael

Percebe o enorme significado que esse carro tem pra mim? 

Junte tudo o que eu falei e considere que o meu país favorito é a Irlanda, e que nasci em 1992, _exatamente_ um ano depois desse registro abaixo:



Vida cheia de ligações...


Vamos ao conceito?

  O render foi feito digitalmente através do sagrado Photoshop CS6 usando uma mesa digitalizadora Wacom Intuos 4. O conceito também apresenta mudanças que eu gostaria de ver na Formula 1, como a extinção do patético DRS (sistema de abertura da asa traseira para facilitar as ultrapassagens), pneus mais largos, a volta da Goodyear como fornecedora de pneus, asa traseira mais baixa e com as laterais (endplates) menores. O que não aparece no conceito, mas gostaria que fosse alterado seria o motor, um V8 sem tanta eletrônica embarcada seria muito bem vindo, como era até o ano de 2013. 


Passo a passo:








Finalizado:



Detalhes:







GIF:


Esse conceito não estava programado, veio de uma ideia aleatória que eu tive, feito apenas por diversão :-D 

Caso tenha alguma sugestão de recriação de algum carro ou até mesmo a criação de um modelo totalmente novo, deixe aí nos comentários. 

Aceito encomendas.



Grande abraço!

No comments:

Post a Comment