Tuesday, September 8, 2015

Scuderia Cameron Glickenhaus SCG003 - 3D model




     Meu segundo trabalho de modelagem 3D é simplesmente incrível! O novo supercarro criado pelo cineasta americano (e entusiasta de automóveis) James "Jim" Glickenhaus e sua equipe, a Scuderia Cameron Glickenhaus.
 


                         
Baseado nos protótipos LMP, o novíssimo SCG003 é o que eu chamo de projeto perfeito. Ele é equipado com um motor V6 biturbo 3.5 Honda de competição que rendem 530 cv. Tem seu chassis e carenagens feitas de plástico reforçado por fibra de carbono, priorizando claro, a redução de peso. Outro detalhe que vale ser mencionado é o para-brisa feito com Gorilla Glass (o mesmo material "inquebrável" utilizado no visor de smartphones mais modernos).

Jim, não estando satisfeito com os modelos de corrida atuais, ficando cada vez mais pesados e que pouco tem a ver com os carros de produção e não podendo assim serem dirigidos na cidade, criou um carro de corrida que é legalizado para andar na rua, levando-o de volta para casa.

O projeto teve seu desenvolvimento iniciado por volta de 2013 e foi apresentado em março desse ano no salão de Genebra. O primeiro teste em corrida do modelo de competição, o SCG003c, foi nas 24 horas de Nurburgring, correndo com dois carros na categoria de protótipos experimentais (SP-X).

Veja os dois em ação!



Além do modelo ser belíssimo e praticamente artesanal, a proposta é fantástica, diferenciando-se de qualquer outro modelo já criado. Glickenhaus pretende construir e vender o modelo em pequena escala. Se eu fosse um bilionário, com certeza já teria encomendado o meu!

Sou tão fã que aceitei o desafio de fazer um modelo tão detalhado e complexo, movido mais pela emoção do que qualquer outra coisa, consegui finalizá-lo. O resultado ficou muito bom, considerando que precisei criar os blueprints e prestar muita atenção para detalhes e proporções.

Preciso melhorar o acabamento da malha, fazendo com que a superfície fique mais lisa em alguns pontos, vejo isso como um ponto crucial para a evolução dos meus modelos e já no próximo trabalho isto será feito e quem sabe, eu faça uma versão "2.0" deste modelo aqui postado. O foco até aqui foi aprender as ferramentas básicas do Cinema 4D e ter um pouco mais de prática, aos poucos vou possuindo mais conhecimento para começar a criar os meus próprios projetos.

Este modelo foi criado absolutamente do zero me baseando em imagens e vídeos, sem a preocupação de que ficasse perfeito. Apenas para estudos! Com mais tempo pode ser que eu o faça em outras cores e pinturas acompanhado da versão mais bem acabada, mas por hoje é só!

Abaixo os renders. Modelado e renderizado no Cinema 4D.










 





Plus: 1/2 volta com Jeff Whestpal em Nurburgring Nordschleife, meia volta porque encontrou um Porsche parado no meio do caminho, parece eu tentando andar no inferno verde no rFactor, não consigo dar uma volta completa sem que aconteça alguma coisa.



  
Siga Scuderia Cameron Glickenhaus nas redes sociais:   

No comments:

Post a Comment