Você já imaginou o
que um simples pedaço de papel pode se tornar?
É o que eu vou mostrar neste post.
O que é necessário
para fazer esse trabalho?
As ferramentas
essenciais que eu utilizo são:
- Papel Canson Layout 180 gr/m² no tamanho A4
- Papel ofício normal
- Arame fino (eu uso arame de caderno pequeno espiral)
- Tesoura de tamanho médio
- Régua de 30cm
- Transferidor
- Lápis
- Borracha
- Caneta nanquim
- Marcador para retroprojetor da Pilot
- Cola
- Cola Super Bonder
- Pinça
- Tinta nanquim
- Verniz Acrílico
- Aerógrafo 0,3
- Fita crepe
- Impressora HP 3516
- Computador com softwares gráficos instalados (CorelDRAW X7, Photoshop CS6 Extended, Google Sketch Up 8, Key Shot 4)
- Mesa Digitalizadora Wacom Intuos 4
- Arquivos 3D do carro a ser feito e fotos.
O processo de
desenvolvimento do modelo utilizado pela Williams Martini Racing no campeonato
mundial 2014 de Formula 1, FW36, é inteiramente desenvolvido por mim e foi registrado em fotos.
O projeto ainda não
está finalizado, mas eu decidi dar um passo a mais criando esse post para
mostrar o processo até então.
11/11/14 Primeiro
protótipo
Baseado nas visões
cima x lateral, desenvolvi o primeiro protótipo do que seria meu FW36. Impresso
em folha A4 normal, apenas para ter uma noção real do que eu teria pela frente.
Só com esse protótipo eu já consigo definir tamanhos de muitas peças e garantir
que o modelo final saia numa qualidade melhor, pois o erro está previsto para
acontecer com o protótipo para depois acertar no modelo final.
Frente a frente com o meu
primeiro projeto de um carro de F1 feito com papel. (Ele vai dar as caras aqui
no blog também, em outra oportunidade).
Eu perdi as contas de
quantas vezes eu fiz a tampa do motor, foram muitas vezes MESMO.
Aqui o carro começou
a tomar mais forma, depois de algumas vezes tentando acertar o tamanho da tampa
do motor. O bico também já tinha um
protótipo.
Hora de criar o
segundo protótipo. Agora mais detalhado, com os logotipos dos patrocinadores e
faixas do patrocínio-master, Martini. A localização das logos é feita baseada
em imagens.
Eis a primeira peça
definitiva do projeto. O assoalho. Eu tenho um problema com a minha impressora,
ela não imprime o preto com uma qualidade boa, fica mais pra cinza do que para
preto. O que eu faço para contornar isso é pintar com tinta nanquim usando
aerógrafo e em seguida passar o verniz acrílico brilhante. Veja um antes e
depois.
Antes:
Depois:
Esse tom forte no
preto é muito importante pra dar um toque mais “realista” para o projeto.
Eis a parte de baixo, ainda
sem passar a tinta e o verniz:
Feita a peça que
sustentará a célula de sobrevivência, é hora de ir adiante.
Única parte que não é
papel nesse projeto.
Asa dianteira, bico e
célula de sobrevivência/cockpit desenhados, impressos e em processo de recorte
e montagem.
Dez dias após o
primeiro protótipo, o carro estava assim:
E o conjunto de bico
e asa dianteira foi finalizado. 24/11/14
Quanto mais eu
trabalhava no carro, mais eu queria vê-lo pronto... é complicado lidar com
isso, você fica ansioso e o projeto parece que nunca vai terminar. Quanto mais
você faz, mais aparecem coisas para fazer.
É uma experiência singular.
Algumas peças precisaram ser coladas com o auxílio de uma pinça, por serem extremamente
pequenas.
Digam olá para o
volante!
Nessa parte, eu utilizo 3 camadas de papel Canson, aliadas a uma colagem com Super Bonder, o resultado é uma peça muito rígida!
Projetando o assento e entradas de ar dos sidepods.
O carro completo nesse estágio é esse:
Protótipos das entradas de ar dos sidepods, prontos, é hora de fazer a versão final...
Com as entradas de ar prontas, é hora de começar a fazer o interior do carro, partes mecânicas e elétricas.
Como eu não quero que os posts fiquem muito extensos, postarei os passos seguintes em outro momento.
Dúvidas, sugestões ou elogios é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato comigo pelas redes sociais, estarei adicionando o meu email para contato também.
Até logo!
Niceee!
ReplyDeletemuito bom seu blog vou seguir suas postagens , se puder siga ou visite meu blog linuxbugone.blogspot.com.br
ReplyDeletemuito bom seu blog. Vou seguir suas postagens. Diga-me como montar este Williams. Demais, fiquei apaixonado. Nos oriente. meu e-mail: cesarosni.silva@gmail.com
ReplyDeleteLindo trabalho, meus parabéns.
ReplyDeleteNay