Friday, January 23, 2015

Williams Martini Racing FW36 2014 paper model/scratch built - Part II



Dando sequência a série de posts do meu segundo modelo de F1 feito de papel, irei mostrar o processo de desenvolvimento e montagem das peças mecânicas e elétricas do FW36.




Aqui que se diferencia o meu trabalho de um papercraft comum, eu desenvolvo as peças do interior também, não deixando o modelo "oco", sendo apenas uma casca vazia.

No primeiro post fui até o processo de montagem das entradas de ar laterais.

Procurei desenvolver as peças do interior de uma maneira mais simplificada pois ainda não encontrei uma forma segura de encaixar e fixar a capa do motor, a solução é colar depois que tudo está pronto e depois disso as peças não serão mais vistas.

Infelizmente não possuo um arquivo técnico do motor e peças do interior, essa parte foi feita baseada apenas em fotos.

Tendo isso explicado, vamos lá!

Nessa fase o carro se encontra desse jeito, com toda a parte montada no assoalho para ser feita.



Começo pela bateria do sistema ERS. O sistema recupera energia das frenagens e da rotação do turbo e armazena nessa bateria a fim de ser usada como potência extra e para prevenir o turbo lag. Aliado ao motor V6 turbo alimentado, foi uma das novidades para o campeonato do ano passado (2014). Vem dando o que falar até então pelo som emitido. Nada parecido com o que todos estávamos acostumados. O som do novo motor não é ruim, mas não quando falamos de Formula 1, claro.

Nessa mesma imagem abaixo, já estão quase prontas as estruturas que comportam os radiadores, faltando apenas serem pintadas.




Estrutura dos radiadores finalizada.



Hora de fazer o tanque de combustível, ele possui várias câmaras em seu interior, mas como o objetivo é apenas uma representação, não me preocupei com isso.




Tanque e radiadores feitos e montados no carro.



Nesse estágio, o carro se encontra assim, fiz mais uma capa do motor, já com o material definitivo (folha Canson 180).



Próximo passo foi fazer os protótipos de motor e caixa de câmbio.







Aqui o motor definitivo está sendo desenvolvido, junto com a proposta final da caixa de câmbio.





Eis o motor V6 turbo da Mercedes.




Utilizei o aerógrafo para fazer a pintura das partes de admissão de ar, que são pretas.





Desenvolvendo o cano de escape e tomada de ar.





Com a tomada de ar, caixa de câmbio e estrutura de batida prontos, começo a desenvolver a carenagem que envolve o escapamento e caixa de câmbio do FW36. Os semi eixos também podem ser vistos nas imagens abaixo.




Carenagem pintada, aguardando a aplicação do verniz, peça de sustentação do escapamento e um dos braços da suspensão traseira.



Faço uma montagem com as peças que eu tenho desenvolvidas, o resultado é este:









Motor e caixa de câmbio (bem simplificados).





Mais um teste de montagem:







Aqui, todas as peças feitas, até então:



Powertrain do FW36, até fiz uma brincadeira com luzes, gostei do resultado :-P






E pra finalizar essa parte, uma imagem de cima.



A parte da suspensão traseira do carro ainda não está finalizada que é a peça que eu julguei como a mais difícil de ser feita.

No post seguinte, estarei mostrando a criação e montagem da asa traseira definitiva e demais detalhes.


Qual a sua opinião sobre as postagens e sobre o projeto?

Deixe um feedback para que eu possa melhorar. 

Adicionei um formulário para contato, fiquem à vontade para me contactar.

Até logo!! :-P



















3 comments: